Skip to main content

Leis Naturais

Saiba mais sobre as Leis Fundamentais do mundo das Terras Místicas.

Assim como todos os mundos de Fantasia, o Fábulas & Goblins também possui leis fundamentais que regem o Espaço e o Tempo.

Essas leis não só definem os parâmetros conhecidos do que é possível nos limites da física da química e da biologia, mas também servem como base para que os contadores de história possam criar seus mundos da sua própria maneira.

Nesta seção vamos falar um pouco sobre as Leis naturais, o Céu, os Planos, o Clima e seus Ciclos e algumas outras informações importantes.

Calendário Lunar

No geral, todas as civilizações das Terras Místicas seguem o mesmo calendário, conhecido como Calendário Lunar.

Esse Calendário é dividido em 8 meses de 40 dias, ao invés dos 12 meses que conhecemos no mundo real. Os meses são conhecidos pelos seguintes nomes:

  1. Veri'ce
  2. Veri'ta
  3. Primai'ce
  4. Primai'ta
  5. Olti'ce
  6. Olti'ta
  7. Dama'ce
  8. Dama'ta

Ou seja, no total, 1 ano nas Terras Místicas dura um total 320 dias.

Os sufixos 'ce e 'ta nos meses significam respectivamente o começo e o final.

Além disso, devido a presença de duas luas, os dias nas Terras Místicas duram um pouco mais que o nosso, 32h horas.

Estações do Ano

Os nomes dos meses também são inspirados nas estações do ano em que eles ocorrem:

  • Veri: Verão
  • Primai: Primavera
  • Olti: Outono
  • Dama: Inverno

Logo, Veri'ce é o início do Verão e Veri'ta é o final do Verão.

Astros

Os Astromantes são os únicos estudiosos que já se dedicaram ao estudo dos mundos além das Terras Místicas. De acordo com o conhecimento atual, existem pelo menos 3 mundos que já foram avistados no horizonte em épocas específicas.

  • Molggum, as Terras Mornas: O Astro flamejante foi avistado inicialmente e milhares de anos atrás por tribos ancestrais ao Oeste de Vônimus. Não se tem certeza ainda se podem haver civilizações existindo no Astro Flamejante.
  • Garggum, as Terras de Vidro: Garggum é um astro aparente translúcido cuja luz da atmosfera projeta uma espécie de aspiral de cores. Acredita-se que as Terras de Vidro estejam na verdade protegidas por um Domo mágico, e que teoricamente seria povoada por poderosos Feiticeiros.
  • Soggum, as Terras do Vazio: Soggum é caracterizado como um Astro negro que aparece no horizonte uma única vez a cada 36 anos. Acredita-se que Soggum represente a própria dimensão do vazio, onde os Deuses teriam despejado tudo aquilo que desdenhavam.

Satélites Naturais

Um dia nas Terras Místicas dura cerca de 32h, sendo aproximadamente 16hrs de dia e 16hrs de noite.

Além dos Astros que já foram avistados no horizonte, 2 Satélites naturais orbitam os horizontes das Terras Místicas. Sim, as Terras Místicas possuem duas luas!

  • Piceris, a Grande Lua: O maior lua que orbita as Terras Místicas, de cor sutilmente púrpura, se situa-se a aproximadamente 400 mil kilômetros das Terras Místicas. Devido ao seu tamanho, é também responsável por proteger o mundo de asteróides perigosos.
  • Miceris, a Pequena Lua: A Lua sutilmente esverdeada é menor que sua irmã Piceris, estando situada a aproximadamentee 250 mil kilômetros das Terras Místicas.

A presença das duas luas exérce uma enorme pressão magnética sobre o mundo, o que explica porque os dias duram mais.

Essa característica também explica a força das marés.

Lua de Orvalho

De acordo com os Astromantes, a presença das duas Luas também causa um efeito prático na atmosfera do mundo.

Aqueles que vivem nas Terras Místicas já estão acostumados, mas nas noites onde ambas as Luas estão cheias, aqueles que olharem para o céu vão avistá-lo em uma coloração púrpura, até um pouco similar a um fim de tarde.

Esse fenômeno, chamado pelos povos antigos de Lua de Orvalho, é bastante místico, e é utilizado em diversas cerimônias ritualísticas pelo mundo.

Algumas criaturas mais tímidas são conhecidas por apenas saírem de suas tocas neste curto período.