Skip to main content

Primalismo

Considerada uma das religiões mais antigas das Terras Místicas, seus adoradores veneram Zaratar, o Autífero Primal...

Primalismo

Considerada como uma das religiões mais antigas no mundo das Terras Místicas, os Adoradores do Primalismo acreditam na existência de um único Deus, representado frequentemente como um poderoso Leviatã engolindo o mundo com seu poder.

Essa criatura, conhecida como Zaratar, e o único Autífero dentro do Primalismo responsável pela criação do mundo terreno e de todos os outros mundos.

O Primalismo é uma das poucas religiões que aceita a existências de planos paralelos. Para eles, infinitos mundos além das Terras Místicas flutuam no Espaço infinito do Grande Autífero.

Zaratar, o Autífero Primal

Sendo o primeiro ser a existir no vazio, Zaratar olhou para o horizonte e brilhou seus olhos em uma fração de segundos, criando o Espaço.

Com um segundo movimento, estalaria os dedos, criando os Astros e as Estrelas para ocupar seu domínio.

Com um terceiro movimento, criaria o Calor, e com o Calor, popularia seus incontáveis mundos com as vidas geradas à partir de sua essência.

Com um quarto movimento, criou o Tempo, e assim permitira que suas crias pudessem se desenvolver e mostrar a ele do que eram capazes.

Sentado no seu trono no vazio, ele observou pacientemente seus mundos recém criados se desenvolverem e tomarem seus próprios rumos nas infinitas linhas do tempo das terras sagradas.

Quando pela primeira vez ficou insatisfeito com seus filhos, ele engolira toda a criação num movimento de fúria, recomeçando tudo outra vez, até que estivesse satisfeito.

Quando ficou entediado com suas criações, Zaratar criou a Magia, e com ela abençoou seus filhos de forma desiqual, para que uns pudessem temer aos outros, assim como todos deveriam temê-lo.

A veneração de Zaratar

A veneração a Zaratar é um costume antigo de povos anciãos, principalmente na cultura ancestral do Arquipélago (Filhos das Ilhas).

Dizem os manuscritos do Primalismo que Zaratar teria deixado em seu mundo Fragmentos que provariam para seus filhos a existência de seu Deus soberano, e que aquele que reunisse todos os Fragmentos poderia invocar Zaratar e por ele ser abençoado.

Esses pedaços, conhecidos como Fragmentos de Zaratar podem ser encontrado no corpo de criaturas ancestrais muito antigas, e são considerados artefatos extremamente valiosos com exorbitante quantidade de poder mágico.