Skip to main content

Pontos de Defesa Mágica

Defesa Mágica

Nem o melhor dos escudos pode proteger um Guerreiro de um Raio. Para isso, todos personagens no Fábulas & Goblins possuem sua própria Defesa Mágica (D.M), é ela que garante que você estar preparado para aparar uma Bola de Fogo ou uma poderosa Magia das Sombras.

Habilidades e equipamentos também podem influenciar nos seus Pontos de Defesa Mágica (D.M)

Calculando seus Pontos de Defesa Mágica

Ao criar o seu personagem, você deve calcular seus Pontos de Defesa Mágica (D.M) com a seguinte fórmula:

Formula-PDM.jpg

Os Pontos de Defesa Mágica entram em jogo sempre que seu personagem for atacado por algum poder de origem mágica ou elemental. Nesses momentos, você deverá deverá rolar um D20 e somar o resultado do dado com o valor deste cálculo.

O Valor final deve ser superior à Potência do Ataque Mágico recebido. Logo, se você possui +2 de Defesa Mágica e está sofrendo um Ataque de Potência 18, deve tirar pelo menos 16 no Dado para superar ou desviar do ataque.

Mas não se preocupe, pois conforme a evolução do seu personagem, este valor também poderá ser aumentado. Vamos falar um pouco sobre isso.

Aumentando seus pontos de Defesa Mágica

No jogo, existem várias formas de aumentar sua Defesa Mágica.

Importante

Uma coisa importante para se ter em mente, é que no Fábulas & Goblins, o jogador é ativo durante o tempo inteiro da batalha.

Isso quer dizer que, além de fazer as rolagens para seus Ataques, o Próprio jogador também realiza as rolagens para se Defender contra ataques inimigos.

Cada inimigo controlado pelo Narrador possui na sua ficha um valor fixo de Potência de Ataque para cada poder que ele possui, e é através desse valor que o Narrador saberá se o Ataque do inimigo teve sucesso ou não.

Como os inimigos não fazem rolagem de dado (exceto em alguns casos especiais), os valores de Ataque e Defesa dos inimigos são fixos.

Exemplo

Nimilus é um Adepto de Allura, e possui Defesa Mágica = +3.
Ele será alvo da Bola de Fogo de um Fougrat Mago, cuja potência de Ataque é 16.
Nosso Aventureiro então deve rolar 2d20 para determinar se ele conseguirá absorver ou aparar o ataque do Fougrat.
Os resultados das rolagens são 8 e 10. O resultado maior é somado à Defesa Mágica de Ramón, que é +3, conferindo um total de 13 pontos.
O resultado de 13 ainda é inferior à potência da Bola de Fogo do Fougrat Mágo, que era 16.

Portanto, o ataque do Fougrat é bem sucedido e acerta Nimilus. Uma forma fácil de pensar nessa conta, é que a Potência do Ataque do monstro sempre ditará qual número final o Jogador precisa tirar no dado, somando-se os modificadores.