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Ações de Desafio

Uma ação especial para situações específicas

Ações de Desafio são geralmente realizadas em duas circunstâncias:

  1. Quando o jogador realiza uma Ação de Ataque ou Defesa contra um inimigo (ex: Rolar um ataque para superar a defesa de um inimigo)
  2. Quando o jogador não pode saber imediatamente se sua ação foi bem sucedida ou não. (ex: Convencer um NPC com uma mentira)

Essas ações não podem seguir a regra de Ações de Perícia, pois exigem que o jogador supere um determinado número no dado para ser bem sucedido. Esse número não precisa necessariamente ser revelado ao jogador, e pode ser mantido em segredo pelo Narrador quando o objetivo é criar algum tipo de suspense.

A maioria das ações de combate, como ataque e defesa, são ações de desafio.
Um exemplo de uma ação desse tipo é a Ação para se defender de um ataque inimigo. Essa ação precisa ser de desafio pois cada inimigo e cada jogador possuem uma facilidade distinta de se defender de ataques. A armadura e resistência única de cada Personagem torna inviável definir uma tabela fixa de resultados, como fazemos com as Ações de Perícia, mas você verá que a regra é de fato muito parecida.

Realizando uma Ação de Desafio

Para realizar uma ação desse tipo, o Narrador definirá um número (secretamente ou não) do qual você deverá superar se quiser ser bem sucedido. Chamamos esse número de Dificuldade do Teste.

Assim como a tabela fixa dos Testes de Perícia, rolar um resultado que esteja abaixo do valor de dificuldade resultará em uma Falha. Da mesma forma, qualquer valor igual ou superior à Dificuldade do Teste será considerado como um Sucesso.

Da mesma forma, rolar 1 ou 20 também resultará em um Desastre ou Triunfo, respectivamente.

Uma forma de visualizar os tipos de resultados de uma Ação de Desafio seria a seguinte:

ChallengeRoll