Skip to main content

Efeitos de Terreno

Lidando com efeitos de Terreno

O mundo das Terras Místicas é repleto de paisagens fantásticas e as vezes perigosas. Eventos como Chuvas, Terremotos, Neve ou até mesmo variações de Calor e Frio podem desempenhar um papel decisivo no jogo, e inclusive em combates. Esta seção descreve alguns desses efeitos, e os categoriza em Níveis de Agravância, que podem ser interpretados de forma comum por Jogadores e Narradores.

É importante entender essas mecânicas pois algumas habilidades e poderes do jogo conferem bônus permanentes (ou temporários) que beneficiam personagens e criaturas em condições radicais de clima.

Calor

Quem já vivenciou um bom verão sabe como o Calor pode afetar e muito em ações simples do dia a dia. Coisas simples como focar em um raciocínio contínuo, ou desempenhar uma acrobacia física durante um certo tempo podem ser desafiantes em um clima extremo como o calor. Aqui no Fábulas, separamos o Calor em 4 Níveis de Agravância:

NívelDescriçãoEquivalencia em GrausModificadoresMovimentação
Nível 1Calor de Verão30° a 40°-10
Nível 2Calor Desértico40° a 50°-3-1
Nível 3Região Vulcânica> 60°-5-2

Frio

Nada como um frio de estalar os dedos para dificultar a vida de um Aventureiro.

Quem já passou por aquele friozão de -10° abaixo de Zero sabe como pode ser difícil, e até perigoso, se arriscar com manobras físicas muito exaustivas. Para os nossos aventureiros das Terras Místicas, não poderia ser diferente. Apesar de muitos lugares passaram grande parte do ano com temperaturas amenas e agradáveis, algumas regiões e estações do ano podem ser muito nocivas para exploradores.

Abaixo, listamos 4 Níveis de Temperaturas com uma Equivalência em Graus Célsius do mundo real (a título de comparação), assim como os modificadores que os personagens sofrerão ao tentar realizar qualquer ação sob essa temperatura:

NívelDescriçãoEquivalencia em GrausModificadoresMovimentação
Nível 1Frio do Inverno0° a 10°-10
Nível 2Frio Congelante0° a -40°-3-1
Nível 3Tempestade de Gelo> -40°-5-2

Terremotos

Alguns lugares das Terras Místicas sofrem efeitos permanentes de algumas condições sísmicas como Tremores e Terremotos.

As vezes, esses abalos podem abalar mais do que um grande pedaço de terra.

Abaixo, listamos 4 Níveis que podem afetar a movimentação e ações dos personagens:

NívelDescriçãoEquivalencia Escala RitcherModificadoresMovimentação
Nível 1Terremoto 16 a 7 pontos-2-1
Nível 2Terremoto 27 a 8 pontos-4-2
Nível 3Terremoto 3> 9 pontos-6-3

Chuva de Detritos

Alguns lugares mágicos como as Montanhas de Valegor podem sofrer constantemente da ação de chuva de Detritos, uma espécie de tempestade de granizo intensa, que podem danificar qualquer um que seja atingido por ela.

Abaixo, listamos 4 Graus que podem afetar os Personagens durante uma Chuva de Detritos.

Para efeito de comparação, assumiremos na tabela abaixo que os detritos são esféricos e regulares, e compararemos eles através de seu diâmetro.

NívelDescriçãoTamanho Médio dos DetritosModificadoresDano por Turno
Nível 1Chuva de Granizo1cm ~ 2cm-21d4
Nível 2Chuva de Pedras2cm ~ 4cm-41d6
Nível 3Chuva de Meteoros> 4cm-61d12

Tempestades de Areia

Desertos e locais rochosos podem frequentemente ser vítimas de grandes Tempestades de Areia, acumuladas com o tempo devido ao atrito das rochas com o vento.

Uma tempestade poderosa pode tornar a utilização de projéteis muito complexa, e dificultar a movimentação de personagens e criaturas.

Abaixo, listamos 4 Níveis que podem afetar esses aspectos durante o jogo.

Para efeito de comparação, utilizaremos a velocidade do Vento em Km/H para comparar com o mundo real.

NívelDescriçãoVelocidade do VentoModificadoresMovimentoAtaque a Distância
Nível 1Ventania Leve10~20km/h-1-2-2
Nível 2Ventania Moderada30~40km/h-2-3-4
Nível 3Vendaval Intensa> 50km/h-3-4-6

A Penalidade do Ataque a Distância não se soma a Penalidade de Modificador, ela apenas o substitui.