Skip to main content

Armas e Armaduras

Nesta seção vamos listar diversos itens prontos que você poderá utilizar em suas aventuras..

Existe uma lista infinita de armas e armaduras que você poderia usar nas Terras Místicas, mas para te poupar o trabalho de criar cada uma deles manualmente e equilibrar com a mecânica do jogo, temos uma lista simples que é bem flexível e que pode ser facilmente expandida.

As Armas e armaduras no jogo são compostas basicamente por 4 componentes: Tipo, Material, Refinamento e Afixos, onde Tipo define o formato do item, Material define do que ele é feito, Refinamento define a qualidade de sua construção e Afixos definem características expandidas que podem incrementar o item.

Aqui nesta se apenas falar de Tipo e Material, mas se quiser saber mais sobre esse sistema, temos uma explicação bem detalhada no capítulo do Narrador.

Armas

Na lista a seguir você verá armas que usam o mesmo material. Fazemos isso porque nosso livro apresenta 25 materiais diferente entre armas e armaduras, e listar cada variação abaixo em cada material resultaria numa tabela com mais de 1000 itens!

Abaixo, usaremos Madeira como material para as armas físicas e Pó de Gema como material para as armas arcanas.

Qualquer arma pode usar qualquer material em sua constituição, a diferença vai ser o incremento/redução de dano, que pode ser físico ou mágico.

NomeGrauTipo AtaqueDano FísicoDano MágicoAtributoTipo DanoPreço (T$)
Adaga de Madeira1Físico2d8 + 20AgilidadePerfuranteT$ 200
Arco de Madeira1Físico2d10 + 20SobrevivênciaPerfuranteT$ 200
Bastão de Madeira1Físico2d6 + 20AgilidadeContusivoT$ 200
Bengala de Madeira1Físico2d6 + 20InfluênciaContusivoT$ 200
Besta de Madeira1Físico2d10 + 20SobrevivênciaPerfuranteT$ 200
Chicote de Madeira1Físico2d6 + 20AgilidadeCortanteT$ 200
Clava de Madeira1Físico2d10 + 20ResiliênciaContusivoT$ 200
Cruz de Madeira1Físico2d10 + 20EspíritoContusivo/PerfuranteT$ 300
Dardos de Madeira1Físico2d4 + 20DestinoPerfuranteT$ 200
Espada de Madeira1Físico2d10 + 20ForçaCortanteT$ 200
Estilingue de Madeira1Físico2d6 + 20SobrevivênciaContusivoT$ 200
Foice de Madeira1Físico2d10 + 20AgilidadeCortanteT$ 200
Graveto de Madeira1Físico2d6 + 20IntelectoContusivoT$ 200
Katar de Madeira1Físico2d10 + 20AgilidadePerfuranteT$ 200
Lança de Madeira1Físico2d10 + 20ForçaPerfuranteT$ 200
Machado de Madeira1Físico2d12 + 20ResiliênciaCortanteT$ 200
Manopla de Madeira1Físico2d10 + 20ResiliênciaContusivoT$ 200
Martelo de Madeira1Físico2d12 + 20ResiliênciaContusivoT$ 200
Maça de Madeira1Físico2d10 + 20ResiliênciaContusivoT$ 200
Picareta de Madeira1Físico2d6 + 20ForçaCortanteT$ 200
Projéteis de Madeira1Físico2d4 + 20ForçaContusivoT$ 50
Punhal de Madeira1Físico2d8 + 20DestinoCortanteT$ 200
Saxo de Madeira1Físico2d10 + 20ForçaCortanteT$ 200
Tridente de Madeira1Físico2d12 + 20ForçaPerfuranteT$ 200
Tábua de Pó de Gema1Arcano2d42d10 + 2EspíritoMágicoT$ 200
Bomba Mágica de Pó de Gema1Arcano02d10 + 2IntelectoMágicoT$ 300
Cetro de Pó de Gema1Arcano2d82d8 + 2IntelectoMágicoT$ 300
Cajado de Pó de Gema1Arcano2d82d8 + 2Elo MágicoMágicoT$ 300
Varinha de Pó de Gema1Arcano2d42d10 + 2Elo MágicoMágicoT$ 300
Prisma de Pó de Gema1Arcano02d12 + 2Elo MágicoMágicoT$ 300
Orbe de Pó de Gema1Arcano2d42d10 + 2Elo MágicoMágicoT$ 300
Urna de Pó de Gema1Arcano2d42d12 + 2EspíritoMágicoT$ 300
Livro de Pó de Gema1Arcano2d42d10 + 2IntelectoMágicoT$ 300
Armas Mágicas

Se quiser saber mais sobre como utilizar Armas físicas de forma arcana, como Espadas e Machados mágicos, temos uma seção no capítulo do Narrador que introduz o conceito de Infusão Arcana.

Calculando Dano da Arma

No F&G, convencionamos que o dano de uma arma é definido pela fórmula:

Dano Arma = (GRAU + 1)*(Dado de Dano) + GRAU*(Dano do Material)

É por isso que todas as fórmulas na tabela anterior apresentam dois dados na rolagem (2d8, 2d10, 2d6, etc..), porque o Dado de Dano da Arma será sempre d4, d6, d8, etc. Então multiplicamos o dado de dano pelo Grau que queremos que a arma esteja (no nosso caso Grau 1) e por fim somamos + 1, resultando em 2d4, 2d6, 2d8, etc.

Já o material da arma define a porção estática da fórmula de dano. A Madeira por exemplo é um material geralmente de Grau 1 que fornece incremento de dano físico em +2. Esse valor, multiplicado pelo Grau 1 resultará no +2 que vemos na tabela.

Já os materiais para armas arcanas, como Pó de Gema fornecem incremento de dano mágico ao invés de físico, que neste caso, também é +2.

Por exemplo, se você quisesse saber o dano de uma Espada de Aço de Grau 3, então a fórmula para calculá-lo seria: (3+1)*(d10) + 3*6, onde:

  • 3 indica o Grau da Arma que queremos calcular.
  • d10 indica o dado de dano da Espada
  • 6 indica o incremento de dano do Aço.

Essa conta resultará na fórmula final de dano: 4d10 + 18.

Ao final desta seção, você encontrará uma tabela de Materiais físicos e arcanos caso queira simular outros itens.

Armaduras

Os equipamentos de proteção como armaduras seguem uma lógica muito parecida, mas ao invés de causar dano, cada peça de armadura reduz certa quantidade de dano por Grau do item. Ou seja, sempre que você for atacado, seu conjunto de itens equipados anulará parte desse dano!

Seguindo o mesmo padrão das armas, abaixo mostramos uma lista de equipamentos.

Na lista usaremos Couro como o material principal, mas alguns tipos de equipamentos nessa lista são robustos por natureza. Esses itens por definição só podem ser confecionados em materiais muito rígidos ou metálicos, como o Aço por exemplo. Nesse sentido, seria impossível confecionar uma Armadura de Placas de Couro (você até poderia, mas ela seria classificada como um Gibão de Couro)

Parte do CorpoGrauRefinável?Robusto?NomeRedução de Dano FísicoRedução de Dano MágicoPreço (T$)
Cabeça1SimNãoTiara de Couro-*0T$ 350
Cabeça1SimNãoCapuz de Couro0 + 10T$ 100
Cabeça1SimNãoCapacete de Couro1 + 10T$ 200
Cabeça1SimNãoElmo de Couro2 + 10T$ 300
Tronco1NãoNãoTrajes de Couro0 + 10T$ 50
Tronco1SimNãoCorselete de Couro1 + 10T$ 100
Tronco1SimNãoGibão de Couro2 + 10T$ 200
Tronco1SimNãoCota de Malha de Aço2 + 20T$ 250
Tronco1SimSimBrunea de Aço3 + 20T$ 300
Tronco1SimSimPeitoral de Placas de Aço3 + 20T$ 400
Tronco1SimNãoManto de Pó de Gema02 + 0T$ 150
Tronco1SimNãoTúnica de Pó de Gema03 + 0T$ 300
Tronco1SimNãoRobes de Pó de Gema04 + 0T$ 450
Ombros1SimNãoOmbreira de Couro1 + 10T$ 150
Braços1NãoNãoBraçadeiras de Couro1 + 10T$ 100
Mãos1NãoNãoLuvas e Manoplas de Couro0 + 10T$ 150
Mãos1SimNãoEscudo Leve de Couro1 + 10T$ 250
Mãos1SimSimEscudo Pesado de Aço2 + 10T$ 350
Pés1NãoNãoCalçados de Couro0 + 10T$ 50
Pés1NãoNãoBotas de Couro1 + 10T$ 150
Pernas1NãoSimGrevas de Aço2 + 20T$ 300
Costas1NãoNãoCapa de Couro0 + 10T$ 200
Cintura1NãoNãoCinto de Couro-*0T$ 200
Pescoço1NãoNãoAmuleto de Couro-*0T$ 500
Dedos1NãoNãoAnel de Couro-*0T$ 500

* Tiaras, Cintos, Amuletos e Anéis não conferem Redução de Dano físico, independente do material utilizado.

Nota sobre Gemas e Materiais Arcanos

As Gemas são pequenos minerais preciosos que possuem a capacidade de armazenar magia. São usados de forma similar a pergaminhos, mas também são cruciais na construção de armas arcanas.

Elas são apenas um dos cristais que chamamos de materiais arcanos, que diferente dos materiais físicos, tem o foco em aumentar ou reduzir dano mágico, entre outras capacidades. Qualquer item que possua materiais arcanos em sua constituição é por definição um Item Arcano.

No final desta seção você encontrará uma tabela própria que lista cada material arcano e suas propriedades.

Calculando Redução de Dano da Armadura

Você reparou que na tabela de Armaduras a coluna de Redução de Dano sempre possui um + 1 ou + 2? Esse é o valor de redução de dano do Couro e do Aço, respectivamente.

Para saber como calcular a Redução de dano total que o item concede, basta usar a fórmula da Armadura, que é bem parecida com a da Arma:

Redução de Dano da Armadura = GRAU*(Soma da Redução de Dano dos Items) + (# de Itens do Material)*(Redução de Dano do Material))

Da mesma forma, armaduras que usam materiais arcanos como o Manto de Pó de Gema fornecem redução de dano mágico ao invés de dano físico. Porém, no caso do Pó de Gema esse valor é +0.

Vamos imaginar como seria simular a Redução de dano para um Escudo Pesado de Aço Galiriano de Grau 3, e um Peitoral de Ouro de Grau 4. Para isso, bastaria aplicar a fórmula:

Redução de Dano da Armadura = 3*(2) + 4*(3) + 1*(4) + 1*(3), onde:

  • 3*(2) equivale ao Grau do Escudo (Grau 3) multiplicado pela redução de dano dele (2)
  • 4*(3) equivale ao Grau do Peitoral (Grau 4) multiplicado pela redução de dano dele (3).
  • 1*(4) equivale ao número de itens (1) de Aço Galiriano (4 de Redução).
  • 1*(3) equivale ao número de itens (1) de Ouro (3 de Redução).

No final temos que a Redução destes dois itens equipados seria de 25 Pontos de Dano!

Ao final desta seção, temos uma tabela de materiais físicos e arcanos que você pode usar para simular outros materiais em seus itens.

Materiais

No Fábulas & Goblins, cada itens do jogo é confeccionado por um material.

A seguir, forneceremos duas tabelas, uma para materiais físicos e outra para materiais arcanos. A diferença dessas duas tabelas é que os materiais físicos fornecem redução ou adição dano físico, enquanto os materiais arcanos fornecem redução ou adição de dano mágico.

Nestas tabelas também há uma coluna de Grau. Esse valor não é um requisito, mas sim nossa recomendação de balanceamento de jogo. Por exemplo, o Aço Galiriano é um Material recomendado para Grau 3, mas nada o impediria por exemplo de simular como seria o dano de uma Espada de Aço Galiriano no Grau 1. (spoiler: Seria 2d10 + 14)

Lista de materiais físicos

NomeGrau RecomendadoDano Físico Extra (Armas)Dano Mágico Extra (Armas)Redução de Dano Físico (Armadura)Redução de Dano Mágico (Armadura)DurabilidadeMultiplicador
Tecidos10000-11
Penas11010-11
Madeira12010-11
Couro1301001
Pedra1401001
Aço16020+21.5
Bronze27020+12.0
Prata28020+12.5
Ouro210030+13.5
Platina310030+34.0
Diamante39030+34.5
Obsidiana312030-14.0
Aço Galiriano314040+45.5
Grimônio418040-16.0
Zigônio42204007.0
Alizarita42002008.0
Urikirita42002008.0
Balarita42002008.0
Danarita42002008.0

*Minérios especiais como a Alizarita, Urikirita, Balarita e Danarita causam dano elemental.

Lista de materiais arcanos

NomeGrau RecomendadoDano Físico Extra (Armas)Dano Mágico Extra (Armas)Redução de Dano Físico (Armadura)Redução de Dano Mágico (Armadura)DurabilidadeMultiplicador
Pó de Gema10200-11
Fragmentos de Gema10301-11
Coração da Floresta10401-11
Gema Arcana Bruta10502-12
Gema de Andesita1050101
Carbonita Imperial10602+11.5
Gema de Bronze20702+12.0
Matéria Argenta20802+12.5
Estrela Áurea201003+13.5
Gema Arcana Lapidada201103+13.5
Platina Solar301003+24.0
Diamante Lunar301003+24.5
Obsidiana Primal301203-14.0
Gema Arcana Perfeita301504+16.5
Chama Galiriana301404+25.5
Eco de Grimória401804-16.0
Fulgor de Zígon40220407.0
Flama de Alizarita40200208.0
Lágrima de Urikirita40200208.0
Zéfiro de Balarita40200208.0
Centelha de Danarita40200208.0
Gema Primordial402506+110.0

*Minérios especiais como a Alizarita, Urikirita, Balarita e Danarita causam dano elemental.

Precificação de Itens

Os preços que fornecemos nas tabelas de Itens e Armas são apenas para os itens de Madeira (no caso de Armas), e de Couro e Aço (no caso de Armaduras).

Mas e se você precisar saber qual é o preço de um Escudo de Aço Galiriano? Na seção do Narrador, temos um guia específico pra te ajudar nessa tarefa, inclusive no caso de itens com afixos físicos e mágicos.

Vale lembrar que os preços e até mesmo os valores mecânicos de dano e proteção exibidos aqui são apenas referência, e nada impede que itens como esse nas suas aventuras sejam mais poderosos, ou tenham valor diferente do que os sugeridos aqui. Sabemos que essa também é uma decisão do Narrador, visto que algumas cidades podem ter economias mais infladas e forçando preços a subir ou descer conforme a necessidade.