Skip to main content

Regras de Etiqueta

Aprendendo a se comportar na Mesa de Jogo

Diferente de muitos outros jogos, o RPG de Mesa é um jogo narrativo de colaboração. Esse tipo de jogo envolve uma interação social constante entre os jogadores, e é por isso que precisamos falar de Etiqueta.

Por ser um jogo social, ele exige que pessoas interajam para jogar, e como existem pessoas com muitas culturas e histórias diferentes, é importante que todos estejam na mesma página, e entrem em um consenso sobre qual será o Tom, Gênero, e quais assuntos poderão ser abordados durante o desenrolar da história. O importante é garantir que todos os jogadores estejam confortáveis, e se sintam em um ambiente seguro para se divertir.

Por isso, vamos falar de algumas regras de etiqueta social que serão úteis para aplicar ao seu jogo. O legal é que essas regras se aplicam a qualquer sistema de RPG que você queira jogar, não apenas o Fábulas & Goblins!

Defina os limites

Antes que qualquer jogo de RPG possa começar, sempre recomendamos a Narradores e Jogadores que realizem algo conhecido como Sessão Zero. Nesta sessão, o objetivo não é abrir o livro e sair jogando, mas entrar em alguns acordos com os jogadores, para que certos temas não sejam adicionados à mesa.

Essa regra é ainda mais importante quando você está jogando com Crianças e Adolescentes, pois alguns assuntos podem não ser recomendados para uma Mesa saudável de RPG.

Na Sessão Zero, você poderá fazer algumas perguntas como:

  1. Qual será o Tom do Jogo? Será Violento, Misterioso, repleto de Disputas Sociais ou será muito focado em Combate?
  2. Como será o humor da Aventura? Será mais séria, com um tom mais formal e denso, ou a idéia é fazer algo mais descontraído e com mais humor?
  3. O quanto a Interpretação é valorizada nessa Aventura? Espera-se que os jogadores estejam 100% do tempo interpretando seus personagens, ou a interpretação na Terceira Pessoa é aceitável?
  4. Quais assuntos você ficaria desconfortável em abordar no jogo? Algumas pessoas podem ser mais sensíveis com certas temáticas, então é bom entender os limites de cada um para evitar desconforto.

Também é interessante fornecer uma explicação superficial do Teor da Aventura, para que todos entendam e estejam com a expectativa calibrada para quando o jogo começar.

Seja Respeitoso

O objetivo do jogo é que todo mundo possa se divertir, mas algumas atitudes podem atrapalhar os jogadores da mesa. Então vamos abordar algumas boas práticas de um Jogo de RPG

Não diga aos outros o que fazer

Alguns jogadores podem ser mais tímidos ou sentir dificuldade para interagir socialmente na Mesa de jogo, ainda mais com pessoas que não tem intimidade. Tente evitar atropelar alguém quando este estiver falando, ou pensando em agir. Deixar que cada um tenha sua própria autonomia ajuda o jogo a ser mais natural e autêntico.

Evite temas extremos

Conteúdos sensíveis como Violência Sexual, Tortura, Pedofilia e Suicídio podem causar repulsa em muitos jogadores e Mesas de jogo. Antes de trazer temas como esses para suas ações ou para sua mesa, certifique-se que todos os jogadores estão à vontade para participar.

Respeite o Narrador

O Narrador tem um dos trabalhos mais intensos do jogo, que é preparar toda a história com antecedência para que todos possam se divertir. Então quando estiver jogando, evite distrações e preste sempre atenção no Narrador. Mesas distraídas com jogadores desinteressados podem rapidamente frustrar aqueles que estão focados no jogo.

Saiba separar o Jogador do Personagem

Muitas vezes, você como Jogador receberá informações que os outros Personagens no jogo não possuem. Evite revelar essas informações antes da hora, ou de forma desnecessária durante o jogo. Informações compartilhadas de forma indevida podem facilmente influenciar a interpretação dos Personagens dentro do jogo.